Renovias apoia campanha do Governo do Estado, no combate à dengue

Publicado em 12/12/2023

Concessionária fará campanha de conscientização com panfletagem na praça de pedágio de Jaguariúna

 

 

A Renovias vai distribuir 15 mil folhetos sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, na praça de pedágio de Jaguariúna, a partir de segunda-feira (11). A ação coordenada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, tem por objetivo, conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypt, evitando a proliferação de doenças.

 

Além da distribuição de folhetos, a concessionária também irá disponibilizar seus Painéis de Mensagem Variável (PMVs) para orientar os motoristas sobre a campanha de combate ao mosquito.

 

A distribuição de folhetos educativos na praça de pedágio e a disponibilização dos PMVs para orientar os motoristas fazem parte de uma grande mobilização social promovida pelo Governo do Estado. Vale ressaltar que o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika está presente em todas as cidades de São Paulo. Indicadores de saúde apontam situação de risco em 8 municípios e 79 em alerta.

 

Até o fim de novembro, foram confirmados 311.863 mil casos de dengue, distribuídos em 625 municípios, com 276 óbitos. Em relação à chikungunya, já são 2.153 casos confirmados, em 137 cidades, com 12 mortes. O estado de São Paulo também confirmou quatro casos de Zika vírus em 2023.

 

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI:

• Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

• Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

• Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

• Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

• Tampar ralos;

• Manter o vaso sanitário sempre fechado;

• Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

• Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

 

A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, chikungunya ou Zika, como dores no corpo e febre. O diagnóstico e o tratamento para as doenças são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).