Conscientização: Caminhoneiros recebem orientações para melhora da saúde

Publicado em 04/04/2025

Resultados de exames clínicos em ação aponta problemas e mostra caminhos para hábitos mais saudáveis dos profissionais

 

 

 

Sinal de alerta para a saúde dos caminhoneiros que circulam pelas rodovias do Estado. Uma estatística obtida no Programa Bate-Coração, promovido pela Renovias, mostra que os profissionais sofrem com problemas de saúde relacionados a causas como pressão arterial alterada, sobrepeso e alimentação desregulada.

 

De 30 pessoas atendidas pela equipe médica da concessionária, em ação de saúde para o caminhoneiro realizada na noite de quarta-feira (02/04), 25, o que corresponde a 83%, apresentaram pressão alta. Do total, 23 disseram que possuem alimentação desregulada e não praticam nenhuma atividade física, o equivalente a (76%). Outra estatística é que 50% dos atendidos afirmaram consumir bebida alcóolica.

 

A ação mostrou também que mais de 73% dos caminhoneiros estão acima do peso (seja sobre peso, obesos ou obesidade mórbida).

O Programa de Saúde do Caminhoneiro, o Bate Coração, foi realizado pela Renovias em sua Área de Descanso, localizada no km 151, sentido Sul (capital), da Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), em Mogi Mirim.

 

Os caminhoneiros que passaram pela tenda de atendimento da concessionária receberam orientações de saúde, dicas de hábitos saudáveis e cuidados com a alimentação. A equipe da Renovias ofereceu exames gratuitos para aferição de pressão arterial, teste de glicemia e eletrocardiograma com resultado que sai na hora.

 

Os motoristas também tiveram direito a consulta médica gratuita, corte de cabelo e brindes.