Fique ligado: atitudes simples podem evitar ocorrências de colisão traseira!
Publicado em 09/02/2021

Você já deve ter presenciado alguma situação que fez com que um veículo acabasse batendo contra a traseira de outro. A colisão traseira é uma das ocorrências mais comuns, seja nas rodovias ou no trânsito dentro das cidades. A falta de atenção, somado ao excesso de velocidade são alguns dos ingredientes para essa receita indigesta!
As colisões traseiras ocorrem também quando não há uma distância segura entre os veículos. Por isso, é fundamental que o motorista mantenha a atenção na via e, a qualquer sinal de parada, o veículo possa parar a tempo, sem a necessidade de freadas bruscas.
O perigo aumenta ainda mais se o motorista estiver dirigindo cansado e com sono. “Orientamos sempre para que o motorista descanse antes de viajar e evite fazer viagens longas, principalmente, à noite, após um dia de trabalho ou de lazer, o que é comum em feriados”, comenta o coordenador de Atendimento da Renovias, Vinicius Antonioli. “O risco de colisões traseiras e de outros tipos de acidentes aumenta após anoitecer, já que o campo de visão do motorista fica mais limitado ao alcance dos faróis do veículo e em condições climáticas adversas, como chuvas, o tempo de frenagem aumenta”, complementa.
Saiba que atitudes simples podem evitar que você passe por uma situação dessas, podendo aproveitar muito mais a viagem, com total segurança! Confira algumas dicas:
1 – MANTENHA A REVISÃO DO SEU VEÍCULO EM DIA
Revisar seu veículo regularmente é essencial para uma viagem tranquila, pois é nesse momento que o mecânico detectará problemas nos freios ou em qualquer outro lugar.
2 – MANTENHA DISTÂNCIA SEGURA DO VEÍCULO A SUA FRENTE
Manter distância segura em relação ao outro veículo, permite que o motorista tenha melhor visualização da pista, evitando colisões em casos emergenciais. A distância deve ser ainda maior ao dirigir sob chuva.
3 – RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE
Respeite sempre o limite de velocidade de cada rodovia. Fazendo isso, o motorista percorre seu trajeto de forma mais segura.
4 – NÃO UTILIZE O CELULAR AO DIRIGIR
Ao utilizar o celular, o motorista perde o foco, atenção e reflexo, itens indispensáveis para dirigir de forma segura.
5 – SINALIZE SUAS AÇÕES DURANTE O PERCUSO
Use o princípio da cortesia. Informe através da sinalização e no tempo adequado as ações que irá tomar durante o percurso, assim, os demais veículos poderão planejar melhor como irão agir. Lembre-se de dirigir sempre com os faróis acesos!