Manutenção de motos: veja alguns dos itens que devem passar por revisão
Publicado em 23/02/2022

Muitas pessoas optam por comprar uma motocicleta, seja pela praticidade, pela rapidez ou até mesmo pela economia. Este meio de transporte pode garantir muita qualidade de vida, desde que seja conduzido e conservado com responsabilidade.
Sendo um veículo que permite o transporte mais ágil, é necessário também muitos cuidados, por isso, viemos trazer algumas dicas sobre a manutenção das motocicletas. Vamos lá?!
Há diferentes tipos de manutenção, como a corretiva (para corrigir uma falha no veículo) e a preventiva (para evitar a aparição de problemas). Há uma outra, que é chamada de preditiva, que consiste no acompanhamento do tempo de vida útil das peças, principalmente daquelas que já falharam em algum momento. Para isso fique atento nos seguintes componentes:
Bateria: As baterias das motos mais modernas não precisam de manutenção e nem possuem a necessidade de completar com água, pois já vêm seladas e permitem a visibilidade de seu nível. Já as baterias que requerem um certo nível de água, deve-se retirá-la e completar com água destilada. Isso acaba sendo muito importante, pois a água comum possui componentes que aceleram a corrosão da bateria, diminuindo sua vida útil.
Lubrificar os cabos: Para evitar o rompimento dos cabos, é necessária a lubrificação nos cabos de freio, embreagem e acelerador. Também fique atento(a) na regulagem de ambos. Preste atenção aos cabos de vela, pois sua oxidação pode ocasionar problemas no rendimento e no consumo da moto.
CONFIRA O VÍDEO: TRAFEGAR EM ESTRADAS EXIGE MUITA ATENÇÃO DOS MOTOCICLISTAS
Correntes: É de extrema importância que as correntes não estejam folgadas. Caso contrário, elas podem representar um grande perigo para você, condutor, e também para outros motoristas ao seu redor. Quanto mais frouxas elas estiverem, maiores são as chances de acidentes! Por isso, preste muita atenção na lubrificação e na regulagem.
Filtro de ar: Responsável por filtrar as impurezas contidas nas vias rurais ou urbanas, este item da motocicleta impede que estas sujeiras entrem no motor. Lembre-se que alguns filtros são descartáveis e outros podem ser removidos e lavados. Caso o do modelo da sua moto seja lavável, lembre-se de apenas utilizar água e detergente neutro para não danificar ou desgastar a peça.
Freios: Não é preciso dizer que os freios são fundamentais para qualquer veículo, não é mesmo?! Desta forma, eles merecem uma atenção especial: verifique-os constantemente. O degaste dos freios a disco pode ser analisado a olho nu, enquanto os freios de tambor devem ser removidos e verificados com cuidado.
Óleo do motor: O óleo do motor auxilia na lubrificação do câmbio. Vale verificar no manual do veículo a periodicidade recomendada para a troca do óleo. Opte por um produto de boa qualidade, o que garantirá mais durabilidade para o motor. Da mesma forma, também é necessário trocar o filtro de óleo cada vez que este for substituído, pois pode haver o armazenamento de resíduos de óleo queimado e sujo.
Pneus: Uma desvantagem de quem utiliza moto é não possuir um estepe, para os casos em que o pneu for danificado. Para não ter surpresas no meio do caminho, mantenha sempre a atenção nas condições dos pneus: verifique os sulcos dos pneus, ele não pode chegar ao limite. Caso contrário, isso poderá te trazer problemas, especialmente em dias chuvosos. Vale lembrar ainda que nas fiscalizações que frequentemente ocorrem nas rodovias, o estado de conservação dos pneus é checado e pode resultar em uma infração grave, com pagamento de multa e pontos na carteira de habilitação.
Uma dica importante é: toda semana ou sempre que for abastecer o veículo, aproveite para calibrar os pneus. Desta forma, essa situação acaba virando uma rotina para que você não esqueça!
Vela de ignição: Esta peça permite a combustão que inicia o motor e faz a moto andar. Se a vela estiver gasta, isso pode causar uma perda na potência do motor, aumentando o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Se estiver na dúvida se é a hora de trocá-la, leve a uma oficina especializada!
Lubrifique os rolamentos: Com os rolamentos lubrificados, a dirigibilidade da motocicleta fica melhor, com a sensação de mais “maciez” ao trafegar. Caso a manutenção não seja efetuada de forma correta, há grandes chances de a roda travar e ocasionar situações perigosas para quem estiver conduzindo.
Embora a concessionária auxilie em casos de pane das motocicletas nas rodovias, é fundamental que os proprietários lembrem sempre de realizar as manutenções necessárias dentro do prazo. Isso fará com que os riscos de acidentes por falhas mecânicas ou da moto parar no meio do trajeto sejam bastante reduzidas!
Você pode sugerir outros temas para os próximos artigos do “De Carona com a Segurança”. CLIQUE AQUI e faça sua sugestão!