Saiba quais são os riscos de dirigir com sono
Publicado em 08/05/2023
Dirigir com sono ou cansaço é tão perigoso quanto assumir o volante após ingerir álcool, apontam pesquisas sobre o tema, devido ao comprometimento que isso pode causar nos reflexos e na noção de espaço, entre outros fatores.
Por isso, é importante conscientizar os usuários sobre os efeitos negativos de dirigir com sono e, assim, garantir a segurança viária.
Sono ao volante
Vários motivos podem levar o motorista a pegar a estrada com sono. Mas, na maioria das vezes, o problema está relacionado a: poucas horas dormidas; distúrbios do sono não tratados ou não diagnosticados; trabalho em turnos que altere a rotina regular do usuário; efeito de medicamentos ou álcool.
Quais são os sinais comuns de direção sonolenta?
Alguns sinais podem alertar o motorista quando ele está dirigindo com sonolência. As pessoas que dirigem até tarde da noite, por longos períodos de tempo ou com poucas horas de sono devem estar atentas para:
– Bocejar ou piscar com frequência
– Dificuldade em lembrar os últimos quilômetros que esteve dirigindo
– Dirigir em zigue zague na pista
– Bater ou se aproximar do acostamento
Se você observar algum desses sinais, é recomendado parar o veículo o mais rápido possível em um local apropriado e seguro para descansar ou, se possível, trocar de motorista.
Como evitar a condução sonolenta
É importante salientar que quando está sonolento, o motorista não deve pegar a estrada, para sua própria segurança, de seus acompanhantes e dos demais usuários das rodovias. As melhores maneiras de evitar a condução sonolenta incluem:
– Durma o suficiente: a maioria dos adultos deve dormir cerca de sete horas por dia, enquanto os adolescentes, pelo menos oito horas.
– Pratique bons hábitos de “higiene do sono”: estabelecer um horário de sono consistente, criar uma rotina para a hora de dormir e incorporar outros hábitos positivos à sua rotina, como apagar as luzes e ficar longe do celular na hora de dormir, podem fazer diferença na quantidade e na qualidade do descanso.
– Evite álcool ou medicamentos que o deixem sonolento: verifique os rótulos de qualquer medicamento e, em caso de dúvida, consulte seu médico ou farmacêutico.
Fonte: Artesp