Instalação gratuita de antenas corta-pipa acontece na próxima terça-feira, em Mogi Guaçu
Publicado em 12/01/2023
Motociclistas que passarem pela Av. Bandeirantes receberão orientações de segurança e poderão sair da ação com antenas instaladas
A Renovias – em parceria com a Secretaria de Segurança de Mogi Guaçu – promove, na próxima terça-feira (17), uma ação educativa voltada aos mais de 35 mil motociclistas que circulam diariamente pela cidade. A ação tem por objetivo garantir a segurança dos motociclistas, especialmente no período de férias escolares, em que o risco de incidentes com linhas de pipa e cerol aumenta.
A ação idealizada pela Renovias terá o apoio dos agentes de trânsito e guardas municipais de Mogi Guaçu. Os motociclistas que passarem pela Avenida dos Bandeirantes das 8h às 12h serão orientados sobre as principais questões de segurança e convidados a instalar gratuitamente, em suas respectivas motocicletas, a antena corta-pipa.
A antena corta-pipa é um dispositivo simples, trata-se de um bastão retrátil fixado no guidão da moto e que, quando esticado, evita que as linhas cortantes entrem em contato com o tronco e o pescoço do motociclista. A ponta da antena é afiada, tendo por função cortar a linha e eliminar o risco de acidentes.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a utilização de antena corta-pipa é obrigatória para motociclistas que trabalham com moto frete. “Esse equipamento tem ação efetiva. A antena evita que os motociclistas sejam lesionados, mutilados ou até percam a vida”, salienta Alberto Correia Junior, coordenador de atendimento da Renovias.
Segundo informações fornecidas pelo site www.cerol.com.br, mais de 500 ocorrências envolvendo a combinação de cola e vidro são registradas anualmente.
Legislação
No estado de São Paulo, a Lei nº 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas. A lei inclui ainda qualquer outro material cortante aplicado à linha e abrange ao uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante. Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa de R$ 1.326,50 reais. No caso de descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$ 132 mil reais.
Mais informações sobre penalidades e multas que envolvam o cerol podem ser consultadas no site ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo): https://www.al.sp.gov.br/norma/192081.
Em caso de flagrantes ou de ocorrências envolvendo pipas nas rodovias administradas pela Renovias, entre contato pelo número 0800 055 9696.