Dicas para economizar o combustível de seu veículo
Publicado em 05/10/2021

Com o aumento significativo do combustível, os motoristas têm ficado preocupados com a situação. O preço médio da gasolina, por exemplo, permanece acima da marca de R$ 6, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP).
O preço dos combustíveis afeta a vida de muitas pessoas, que utilizam seus veículos como instrumento de trabalho, para se deslocar até a empresa ou para a faculdade, por exemplo. Sabendo da atual crise, trazemos algumas dicas de como economizar o combustível do seu veículo. Confira abaixo:
Manutenção em dia: Deixando de realizar a manutenção veicular, pode ser que o motor passe a consumir mais combustível do que o necessário. Realizando as revisões de forma periódica, conforme determinado pela montadora do seu veículo, você também pode aumentar a vida útil do componente. Confira o manual e não perca as datas das revisões. É importante também garantir a troca dos filtros de ar, de óleo e de combustível.
Ar-condicionado: Tenho certeza que você já ouviu várias histórias sobre o ar-condicionado gastar combustível, não é?! Mantê-lo funcionando está ligado diretamente ao seu consumo, já que o equipamento é operado pelo motor. Portanto, o sistema pode chegar a aumentar em até 10% do consumo de combustível nas áreas urbanas.
No entanto, na estrada, dirigir com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado pode ser uma boa opção. Com os vidros abertos, o vento cria uma grande resistência, exigindo mais força do motor. Com eles fechados, o vento atravessa o veículo com menos resistência. Portanto, no comparativo, o gasto de combustível com a utilização do ar-condicionado pode ser menor ao rodar pelas rodovias.
Carro muito pesado: Viajar com o carro pesado pode gerar mais gastos de combustível, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Desta forma, recomendamos levar somente o necessário, evitando guardar malas e coisas pesadas quando não for precisar.
Pneus: Verifique como está a pressão dos pneus. Circular com eles murchos influencia diretamente no rendimento do veículo, pois acaba gerando mais atrito com o solo. Com mais borracha no asfalto, o seu carro vai precisar fazer mais força, mais rotação do motor e, consequentemente, demandando mais combustível.
Ponto morto em descida: Muitas pessoas que possuem carro manual acreditam que estão economizando combustível ao colocá-lo em ponto morto nas descidas, mas, além de não ser recomendado por segurança, com o câmbio neutro é necessário injetar combustível para manter seu funcionamento em marcha lenta. Por isso, se quer poupá-lo, sugerimos que deixe o veículo engrenado e nunca com as rodas livres, sem acelerar.
Cuide do acelerador e freie quando necessário: Além de ser perigoso trafegar em alta velocidade, isso não ajuda na economia do combustível. Siga sempre a velocidade recomendada na via em que está trafegando e acelere somente quando necessário. Em uma rodovia, você deve trafegar a uma velocidade constante, para que haja uma melhor fluidez. Com a aceleração necessária, menos você irá precisar frear e menos combustível irá gastar. Procure sempre trocar de marchas com calma, de forma suave, evitando assim o desperdiço com movimentos bruscos.
Fique de olho no tanque: Rodar com o tanque cheio dentro das cidades não é uma boa solução, pois já vimos que quanto maior o peso de um veículo, mais consumo é gerado. Faça isso somente em viagens longas. No entanto, andar com o carro sempre na reserva, também não é uma boa solução.
Além de correr o risco de ficar parado por uma pane seca, o baixo nível de combustível no reservatório gera aumento nas taxas de vaporização, gerando um desperdício.
Seguindo as dicas acima, será possível economizar um pouco mais na hora de sair com o seu veículo!