Airbag: você sabe como funciona? Confira algumas curiosidades sobre ele!
Publicado em 25/01/2022

Embora seja um dos equipamentos de segurança mais eficientes e inovadores no trânsito, a obrigatoriedade da inclusão do airbag pelas montadoras de veículos é recente. Este item surgiu em 1980, mas a ideia de uma almofada de ar para proteção dos ocupantes de um veículo era discutida desde os anos 50. Ele passou a ser um item obrigatório no mercado automobilístico brasileiro somente em 2010 e já salvou milhares de vidas. Mas você sabe como funciona o airbag e o que este dispositivo pode fazer? Vamos citar algumas curiosidades!
O airbag é uma bolsa de ar que ameniza o impacto no momento da batida, confeccionado em tecido (fibra sintética de poliamida ou nylon), e é acionado no momento da batida, enchendo-se com nitrogênio quando os sensores do veículo mandam abri-los. É considerado um dos avanços mais revolucionários dos últimos anos, no que diz respeito à segurança viária. Estima-se que sua intervenção em um acidente pode reduzir até 30% o risco de morte, se os ocupantes estiverem usando o cinto de segurança.
LEIA MAIS: UTILIZAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA É OBRIGATÓRIO EM RODOVIAS E FORA DELAS
Quando chegou no mercado, era considerado um artigo de luxo, por isso pagava-se como um item extra, não sendo produzido em série pelas montadoras. Outra curiosidade é que os airbags eram colocados apenas no volante do condutor. A eficácia e evolução foram tão grandes que, com o passar dos anos, os diferentes fabricantes começaram a montá-los em série, também acrescentando ao lugar do copiloto.
Atualmente, existem vários tipos de airbags:
Clássico: No volante do condutor e no porta-luvas do copiloto.
Protetor da cabeça e nuca: São integrados nos assentos.
Lateral: Colocado na parte lateral do veículo, protegendo o tórax.
Pés e pernas: Na parte inferior dianteira de cada ocupante.
Para-choques e dianteira: Colocado para amortecer o golpe em caso de atropelamento.
Confira algumas curiosidades sobre este item que salva vidas:
- Distância mínima
A distância entre o motorista e o volante nunca deve ser menor de 25 centímetros do peito, pois em caso de acidentes, o risco da lesão causada pelo airbag será maior. Além disso, não devemos nunca nos apoiar no local onde ele está colocado.
- Airbags são obrigatórios
Desde 2010, as fabricantes de veículos são obrigadas por lei a instalar airbags frontais em todos os carros produzidos no país, tanto para a proteção do condutor quanto para a do copiloto.
LEIA MAIS: ITENS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO QUE TODOS OS CARROS PRECISAM TER
- Tempo de abertura em uma batida
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
- Prazo de validade
Os primeiros airbags tinham uma validade de 10 anos, mas as últimas gerações destes elementos de segurança estão sendo feitos para durar mais de uma década. Fato é que a validade do airbag pode variar de acordo com o fabricante, estando especificada no manual do proprietário. Ao ultrapassar o período da validade descrito nesse manual, é preciso checar o sistema em uma concessionária que seja autorizada da marca do item.
- O que fazer quando o airbag acionar?
A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle quanto a bolsa inflável devem ser substituídos, juntamente com a peça em que o item está embutido. Caso seja o airbag do motorista, o volante também precisará ser trocado. A substituição deve ser feita em uma concessionária de veículos autorizada, já que os airbags são vendidos diretamente às montadoras pelo fornecedor, com cada unidade tendo um número de série para ser rastreado.
Como podemos observar, o sistema de airbag pode salvar vidas! Mas é preciso que os motoristas e passageiros estejam utilizando o cinto de segurança e posicionados corretamente no veículo, sem que estes estejam com os pés em cima do painel, por exemplo. É importante ainda evitar que objetos, como suportes para celulares, sejam instalados nos painéis que armazenam os airbags, para não haver riscos de os passageiros serem atingidos por esses itens em eventuais acidentes em que a bolsa seja inflada.
Você já sabia dessas curiosidades sobre o airbag? Você pode sugerir temas para os próximos artigos aqui do “De Carona com a Segurança”. CLIQUE AQUI e faça sua sugestão!