Renovias reforça campanha sobre uso do acostamento e alerta para riscos de infrações
Publicado em 15/12/2025
Concessionária intensifica ações educativas; acostamento é destinado apenas para casos de emergência

Em média, a Renovias registra cerca de 60 atendimentos diários por panes mecânicas, elétricas, falta de combustível ou necessidade de troca de pneus em sua malha viária, segundo a área de Operações da concessionária. A incidência reforça a importância do uso correto do acostamento pelos motoristas e, principalmente, da atenção redobrada ao parar no local, medida essencial para garantir a segurança de todos. Com esse foco, a Renovias promove uma campanha de conscientização sobre o uso adequado do acostamento, destinado exclusivamente para situações de emergência.
A iniciativa inclui distribuição de folhetos, mensagens educativas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e ações alinhadas ao Movimento Afaste-se, que tem como objetivo proteger as equipes de resgate e atendimento nas rodovias. O trabalho visa abranger os motoristas que circulam pela malha viária da concessionária, entre Campinas e o Sul de Minas Gerais.
Para isso, é necessário atenção e cuidado ao saber como proceder em situações em que a utilização do acostamento se torna vital.
Como usar o acostamento de forma correta?
- Utilize apenas em casos de emergência: panes, troca de pneus ou problemas de saúde, como mal súbito
- Ao parar, sinalize com o pisca-alerta e posicione o triângulo
- Acione a concessionária (0800 055 9696) e aguarde fora do veículo, em local seguro
- Nunca pare para comprar produtos de ambulantes ou utilizar o local como ponto de encontro
- É proibido o uso do acostamento para usar o celular; programe sua viagem para realizar paradas em bases operacionais da concessionária ou postos de serviços
- Redobre a atenção com crianças e animais, mantendo-os sempre em segurança
“Nosso compromisso é proteger vidas, tanto dos colaboradores que atuam diariamente nas rodovias quanto dos motoristas que passam pela nossa malha. Reforçar o uso correto do acostamento e as orientações de segurança é essencial para reduzir riscos e garantir um ambiente viário mais protegido para todos”, destacou Alberto Correia Junior, Gerente de Operações da Renovias.
Multas
O uso indevido do acostamento, como ultrapassagens ou paradas para compra de produtos de ambulantes, é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades incluem:
- Transitar pelo acostamento: multa de R$ 880,41 + 7 pontos na CNH
- Ultrapassar pelo acostamento: multa de R$ 1.467,35 + 7 pontos na CNH
Além das penalidades, essas práticas colocam em risco a vida de motoristas, passageiros e das equipes que atuam na faixa de domínio.
A campanha da Renovias também reforça o Movimento Afaste-se, que orienta o motorista a mudar de faixa e reduzir a velocidade em até 40 km/h ao se aproximar de uma ocorrência no acostamento. A medida é fundamental para garantir espaço seguro de atuação para equipes como Corpo de Bombeiros, Samu e os times de Resgate e Operações da concessionária.

