Renovias

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
0800 055 9696

Notícias

BuZum! apresenta espetáculo Filhotes do Brasil em ônibus itinerante

01/08/2019

Em agosto, a cia. BuZum! prepara-se para se apresentar no interior de São Paulo com o espetáculo Filhotes do Brasil, com o apoio da Renovias. A iniciativa integra as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela concessionária, que administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, conduzido pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a cia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

O espetáculo Filhotes do Brasil é um mergulho na floresta e suas nuances. O ponto forte dessa peça é a demonstração da vida de animais e a relação entre os pais e seus filhotes, um panorama dessa relação (pais e filhos) entre os animais e também com os seres humanos, apresentando de maneira divertida a proximidade existente deste vínculo em qualquer espécie.



A peça começa com uma família indígena, cujo o chefe conta aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre os animais. Desta forma, ilustrando no palco os diversos tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra. É possível retratar a ligação dos animais com os seus filhotes, colocando as crianças em contato direto com a relação de sobrevivência na floresta.

O espetáculo apresenta ricas histórias que revelam diferentes aspectos dessa situação relacionando a natureza, a sobrevivência de espécies, nicho ecológico e o modo de vida dos animais exóticos e selvagens. O roteiro completo de 2019 do BuZum! será de aproximadamente 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A cia. apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da Cultura Popular Brasileira, a relação de animais vivendo em seu habitat, Histórias Indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Programação

05/08 - Praça Marechal Deodoro em Mococa
06/08 - Praça Marechal Deodoro em Mococa
07/08 - Emeb Zélia Maria Zanetti e Creche Gilda Zanetti em São José do Rio Pardo
08/08 - Emeb Zélia Maria Zanetti e Creche Gilda Zanetti em São José do Rio Pardo
09/08 - Escola Estadual José Zilah Gonçalves dos Santos em Itobi
12/08 - Praça Barão do Rio Pardo em Casa Branca
13/08 - Escola Professor Henrique de Brito Novaes em Vargem Grande do Sul
14/08 - Praça Governador Carvalho Pinto em Aguaí
15/08 - Emeb Sarah Salomão em São João da Boa Vista
16/08 - Emeb Adélia Jorge Adib Nagib em São João da Boa Vista
19/08 - Emeb José Peres Castelhano em São João da Boa Vista
20/08 - Balneário Teotonio Vilela em Águas da Prata
21/08 - Praça da Independência em Espírito Santo do Pinhal
22/08 - Praça da Matriz em Estiva Gerbi
23/08 - Emef Anira Franco de Campos em Mogi Guaçu
26/08 - Emef Milton Franco de Faria em Mogi Guaçu
27/08 - Emef Professora Claudina de Oliveira Ramos em Mogi Guaçu
28/08 - Emeb Professora Edna Fávero Choqueta em Mogi Mirim
29/08 - Emeb Professora Ana Isabel da Costa Ferreira em Mogi Mirim
30/08 - Emeb Bráulio José Valentim em Mogi Mirim 

 

Ficha Técnica – Filhotes do Brasil

Concepção e texto: Beto Andreetta
Direção: Wanderley Piras e Adriana Telg
Elenco: Dinho Weller, Lívia Simardi, Priscila Maria, Basílio Ludovico e Fabi Noronha
Trilha sonora: Beto Andreetta
Criação de bonecos e cenário: Dino Souto
Confecção de bonecos e cenário: Thiago Paiva e Lucas Luciano
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Juliana Christão
Produção de campo: Fernando Lima, Henrique Ramos, Leonardo Campos e João Andreetta.
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Santana, Rodrigo Papa e Deivison Nunes.
Motorista: José Valério e Luiz Carlos
Designer gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira


Fonte: Assessoria de Imprensa da Renovias
« voltar

Leia também:

SISTEMA DE AJUDA AO USUÁRIO - 0800 055 9696

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados - SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP - PABX: (19) 3814-2000

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados
SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP
PABX: (19) 3814-2000 -