Renovias

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
0800 055 9696

Notícias

Campanha Bate Coração atendeu mais de 300 motoristas na SP-340

15/05/2019

Consulta médica e exames gratuitos foram realizados para 323 motoristas durante a Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias de 6 a 10 de maio. O atendimento foi promovido no Posto RVM, localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim. A iniciativa integra a programação da concessionária para marcar o Movimento Maio Amarelo, que tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Esta campanha é organizada desde 2002 e faz sucesso especialmente entre os caminhoneiros. Durante o atendimento, a equipe de Atendimento Pré-hospitalar da concessionária apurou informações importantes sobre a rotina e os hábitos ligados à saúde destes profissionais. “Estes dados chamam a atenção para os cuidados que os caminhoneiros precisam adotar para melhorar suas condições de saúde e qualidade de vida”, comenta o coordenador médico da Renovias, Eli Paulo Colombo Filho.


 

O levantamento aponta que 70% dos motoristas de caminhão têm alimentação irregular e 42% estão fora do peso normal. O quadro de obesidade mórbida é bastante preocupante e chega a 36% dos caminhoneiros. “Este é um risco bastante grave, especialmente para as doenças ligadas ao sistema circulatório e coração”, alerta o médico.

Para evitar esse grave quadro, a orientação é manter hábitos saudáveis e realizar atividades físicas. No entanto, a pesquisa realizada com os caminhoneiros indica que 64% deles não pratica qualquer tipo de exercício físico regularmente, 56% ingerem bebida alcoólica frequentemente, 14% são fumantes, 19% dormem menos de oito horas diárias e 21% usam algum tipo de medicamento.

Os exames realizados pelos profissionais da concessionária também demonstram a falta de cuidados com a saúde. A aferição de pressão arterial apresentou alterações em 20% dos motoristas e o teste de glicemia indicou atenção em 5% deles, o que pode indicar risco de diabetes. O eletrocardiograma apontou algum tipo de alteração em 13% dos caminhoneiros. Do total de motoristas atendidos, 36% têm idade acima de 51 anos.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como objetivo orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sanguínea. Os motoristas também recebem cartilha com orientações sobre alimentação saudável e segurança no trânsito. Esta edição da campanha contou ainda com serviço gratuito de corte de cabelo.

O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar 0800 0559696 ou usar um dos fones de emergência. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br. A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e Artesp.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Renovias
« voltar

Leia também:

SISTEMA DE AJUDA AO USUÁRIO - 0800 055 9696

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados - SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP - PABX: (19) 3814-2000

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados
SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP
PABX: (19) 3814-2000 -