Renovias

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
0800 055 9696

Notícias

Campanha Bate Coração oferece consulta médica e exames gratuitos

18/07/2018

Acontece de 23 a 27 de julho mais uma etapa da campanha Bate Coração promovida pela Renovias. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas, especialmente os caminhoneiros, sobre os cuidados com a saúde e oferece consulta médica e exames gratuitos. O atendimento será das 8 às 17 horas, no Posto Rota 340, localizada no km 141 da SP-340 (Pista Sul), em Santo Antônio de Posse.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro, que tem como finalidade orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de consulta médica, os participantes poderão realizar exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes. Será realizada ainda aferição da pressão arterial pela equipe de Atendimento Pré-hospitalar da concessionária



Os motoristas receberão cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém dicas de alimentação saudável para os caminhoneiros, orientações de ergonomia para evitar dores na coluna, dicas de segurança e serviços oferecidos pela concessionária gratuitamente 24 horas por dia. Haverá ainda serviço de corte de cabelo à disposição dos usuários durante todo o período da campanha.

Desde julho de 2002, quando foi criada, a campanha já atendeu mais de 22 mil usuários. “Para muitos motoristas, esta é a única oportunidade para realizar consultas e tirar dúvidas com um médico”, enfatiza o coordenador do Programa, Eli Paulo Colombo Filho. “Nossa intenção é sensibilizar os caminhoneiros sobre a necessidade de realizar exames preventivos, além de conscientizá-los sobre os cuidados com a saúde e com a qualidade de vida”, acrescenta.

Parada emergencial

Durante a campanha Bate Coração, os motoristas também serão orientados sobre a parada emergencial nas rodovias. A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA) desenvolvido em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Equipes da concessionária distribuirão folhetos para esclarecer que o acostamento das rodovias somente deve ser utilizado quando o veículo apresentar defeitos e, nesta situação, o condutor deve manter o pisca-alerta ligado.

O Observatório Nacional de Segurança Viária enfatiza que esse espaço não é lugar para descanso ou paradas, pois é uma área que deve ser usada de forma emergencial para solucionar problemas e é um espaço estratégico também em situações de socorro (como o uso de ambulâncias, viaturas da polícia ou da concessionária para atendimentos).

Quando o motorista usa esse espaço para furar filas ou lentidões, ele está incorrendo a um comportamento desrespeitoso com os demais e também cometendo infrações. O Código de Trânsito Brasileiro define essa atitude como gravíssima, com multa de R$ 880,41 e sete pontos na carteira de habilitação.
Se o veículo estiver com qualquer problema que obrigue o condutor a parar no acostamento, ele deve ainda tomar alguns cuidados, como, por exemplo, sinalizar com o triângulo, sair e buscar um local seguro até que chegue o resgate. Sempre que possível, o motorista deve realizar a parada preferencialmente em postos de serviços.

O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar 0800 0559696 ou usar um dos fones de emergência. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br. A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Renovias
« voltar

Leia também:

SISTEMA DE AJUDA AO USUÁRIO - 0800 055 9696

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados - SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP - PABX: (19) 3814-2000

Renovias Concessionária S.A. Todos os direitos reservados
SP-340 km 161 - Pista Sul - Mogi Mirim/SP
PABX: (19) 3814-2000 -